Extrações

Tratamentos

O que é

A retirada de dente é um procedimento simples e muito comum, realizado diariamente no mundo todo. Hoje em dia, este é o último recurso utilizado pelos dentistas quando já há o comprometimento total do dente e quando se pode evitar problemas ainda mais graves, como o surgimento de dentes desalinhados ou a formação de cistos e tumores.

Indicações

Existem algumas situações específicas para as quais a extração é o procedimento mais indicado. Em crianças, é comum ser necessário retirar um ou mais dentes, mesmo que 100% saudáveis, por questões de espaço ou para que os dentes não nasçam desalinhados. Já em adultos, a extração se faz indispensável em casos de infecção ou cárie profunda, a ponto de danificar o dente inteiro.

Cuidados

Depois do procedimento, o sangramento é um dos principais sintomas e, geralmente, dura algumas horas para passar. Uma maneira de controlar a pequena hemorragia é colocar uma gaze sobre o vazio deixado pelo dente por até 1 hora para fazer pressão e estancar o sangramento. Na sequência, evitar enxaguar a boca com força, cuspir ou escovar o local. Não mexa na região de onde o dente foi extraído e lembre-se de mastigar do outro lado da boca para não remover o coágulo com pedaços de comida.

Benefícios

Os benefícios do procedimento vão depender do objetivo do paciente. Para crianças que necessitam de espaço para os dentes definitivos, a extração garante uma organização ideal da arcada dentária para a vida adulta. Já em pacientes com infecções ou cáries profundas, a melhora na saúde é imediata, restaurando o bem-estar do paciente.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO