✱ O que é
O tratamento de canal (endodontia) é realizado quando o dente foi danificado a ponto de atingir sua parte interna, ou seja, seus nervos, conhecida como polpa do dente. Quando a polpa está danificada, infeccionada ou morta, deve ser removida e o espaço deve ser limpo, preparado e preenchido. Esta é a definição do tratamento de canal.
✱ Indicações
O procedimento é indicado para pessoas que tiveram a polpa do dente danificada. Isso pode acontecer quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, ou ainda devido a uma cárie profunda, que não foi tratada a tempo com as restaurações. Os principais sintomas indicativos são sensibilidade, dor e incômodo ao toque.
Se não tratada, essa infecção na polpa do dente pode evoluir para um abscesso, que é capaz de destruir o osso que circunda o dente, causando ainda mais dor.
✱ Cuidados
Após o tratamento de canal, os dentes restaurados podem durar a vida toda, se forem tratados adequadamente. Uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista são essenciais para evitar futuros problemas. Além disso, como não há mais uma polpa viva para manter o dente hidratado, ele pode ficar quebradiço e mais sujeito à fraturas.
✱ Benefícios
Os benefícios do tratamento de canal são percebidos logo após o fim do procedimento. Como o dente danificado causa muita dor, o bem-estar e o conforto do paciente é a principal e mais imediata vantagem. O tratamento também recupera um dente que estava praticamente morto, preservando a saúde bucal do paciente.