02 jun Mitos e verdades sobre lentes de contato dentais
As lentes de contato dentais são um dos grandes avanços tecnológicos na odontologia. São resistentes, seguras e muito práticas – e excelentes para quem busca o sorriso perfeito. Muitas celebridades e influenciadores estão recorrendo a essa técnica, e assim, cada vez mais pessoas passaram a buscar mais informações sobre esse procedimento (que promete restaurar imperfeições e oferecer um sorriso impecável!).
Separamos os principais mitos e verdades acerca do tratamento com lentes de contato dental.
Precisa desgastar os dentes para colocar.
Parcialmente verdade. Para a colocação dos laminados, os pacientes devem estar cientes que os dentes poderão passar por um desgaste em sua estrutura para que a lente se encaixe perfeitamente. A quantidade do desgaste varia conforme o defeito estrutural ou da alteração de cor que quer encobrir. Além disso, é importante saber que esta técnica é irreversível, o paciente não pode remover as lentes – somente para substituir por novas lentes ou facetas em resina.
Tem alta durabilidade.
Verdade. A lente de contato dental pode durar de 10 até 15 anos. Mas, a durabilidade depende dos cuidados básicos do paciente como o uso correto do fio dental, higienização bucal regular e consultas ao dentista a cada 6 meses.
As lentes só precisarão ser trocadas caso você coma um alimento muito duro ou tenha o hábito de roer unhas, que venha a lascar a lente, por exemplo.
Podem corrigir dentes fraturados e lascados.
Verdade. Uma das indicações mais comuns de lentes é para quem busca reparar pequenas fraturas e desgastes nos dentes. Eles podem cobrir superfícies irregulares, melhorar a textura, alinhar e fechar espaços (diastemas).
Lente de contato dental é a mesma coisa que faceta.
Mito. As lentes de contato dentais são pequenas lâminas de zircônia ou porcelana pura. Elas são bem mais finas – cerca de 0,2 mm a 0,5mm de espessura, portanto indicadas para correções mais suaves. Já as facetas são pequenas peças de porcelana ou resina e são mais espessas – têm cerca de 0,5 a 0,8 mm, permitindo uma gama maior de correções.
A lente de contato é uma forma de clarear os dentes.
Mito. As lentes podem ser usadas para corrigir pequenas manchas e deixar os dentes mais claros, porém se a tonalidade dos dentes atual for mais escura, será necessária a realização de um clareamento dental antes do tratamento. Pois pode ocorrer que o dente escuro crie uma espécie de “sombra” na lente, por ser um material fino. Tudo isso para que o tratamento seja satisfatório e nenhum problema interfira no resultado.
O valor varia conforme a necessidade do paciente, porque a aplicação não precisa ser feita em todos os dentes. Outro fator que interfere no valor é se o paciente necessitará de outros tratamentos antes da colocação das lentes, como tratamento de cáries e clareamento dental. Portanto, somente após uma avaliação, que seu cirurgião-dentista poderá passar um orçamento adequado.
As Lentes de Contato Dentais são uma das alternativas mais procuradas por quem busca um sorriso esteticamente perfeito. Ficou interessado? Agende uma avaliação com a nossa equipe, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!