26 fev Sedação odontológica para quem tem medo de dentista
A sedação odontológica é uma ótima alternativa, principalmente, para aquelas pessoas que sentem medo ou desconforto ao consultar o dentista. Porque até mesmo os procedimentos mais simples podem causar uma certa ansiedade em algumas pessoas.
É um recurso que oferece mais conforto e tranquilidade para o paciente durante todo o tratamento, e é muito indicado para quem precisa de implantes dentários.
Quer entender mais sobre como funciona a sedação e suas vantagens? Continue lendo o texto.
O que é a sedação?
É uma técnica que tranquiliza o paciente onde, durante o tratamento, ele permanece adormecido ou semi adormecido. Não é anestesia geral, ou seja, o paciente continua consciente, apenas permanece em estado de dormência.
Sendo assim, o dentista consegue finalizar o procedimento odontológico sem que o paciente fique inquieto e interrompa-o.
Como é feita?
É aplicado antes de iniciar o tratamento, um medicamento sedativo por via endovenosa (na veia). O anestesiologista permanece no consultório monitorando o paciente durante todo seu procedimento.
O paciente então sentirá uma leve sonolência e a sensação de tranquilidade, mas consegue ter controle dos seus reflexos, movimentos e respiração.
A grande maioria das pessoas não se recordam do procedimento enquanto estava sob efeito da sedação.
Quais as vantagens a sedação odontológica oferece?
A utilização da sedação deixa o corpo relaxado, reduz sintomas de ansiedade, alivia o estresse, e assim o paciente sente menos dor e tem menos sensações desagradáveis. Além disso, a recuperação é muito mais favorável, pois o paciente já sai medicado e vai para casa descansar, tendo um pós-operatório mais tranquilo.
A sedação é uma ótima alternativa para quem for realizar o tratamento de implantes dentários, embora seja considerado tranquilo por conta das anestesias locais, ainda provoca muito receio no paciente, visto que trata-se de uma cirurgia de várias etapas.
- Elimina qualquer dor ou desconforto, com o paciente semi adormecido ele não sentirá ou lembrará do momento do procedimento;
- Oferece mais segurança, pois minimiza o desconforto e incômodo, evitando que ele tenha uma reação involuntária, e com isso, o implantodontista pode realizar o tratamento com mais segurança e precisão;
- Reduz ansiedade e proporciona mais conforto para o paciente, ele não sente medo e sua ansiedade fica mais controlada durante o procedimento;
- Conta com o acompanhamento de um anestesiologista, que monitora os sinais vitais do paciente durante o procedimento.
Você sabia que aqui no Instituto Christian Andrade nós oferecemos a opção de sedação endovenosa? Ela é realmente uma alternativa que alivia qualquer ansiedade, dor e desconforto.
Se ainda tiver dúvidas sobre esse recurso, marque uma avaliação com nossa equipe.
Nós buscamos, com a mais alta tecnologia, oferecer tratamentos sempre pensando no bem-estar do paciente.
Leia também: Tem medo de ir ao dentista? Saiba porque não precisa.