04 dez Enxerto ósseo para implante dentário: o que é e quando ele é necessário?
O enxerto ósseo é uma técnica utilizada na odontologia para casos específicos, como a reconstrução de uma área de osso que perdeu espessura, volume ou altura. Ele é indicado para pacientes que tiveram a perda de um ou mais dentes por conta de alguma extração ou acidente, e o sorriso precisa ser restaurado com o implante dentário.
Porém, existem casos e casos, alguns pacientes não conseguem realizar o procedimento do implante dentário sem antes fazer o enxerto ósseo, pois quando perdem os dentes e não vão atrás para recompô-los de maneira imediata, estes sofrem uma atrofia óssea.
Quando o enxerto ósseo é necessário em um implante?
O enxerto ósseo tem como principal objetivo dar sustentação nos casos em que a estrutura do paciente não seja suficiente para o implante dentário, devolvendo o volume perdido ao osso atrofiado.
Atualmente, é possível realizar este procedimento com métodos mais modernos e confortáveis, dessa forma o paciente consegue ter um sorriso bonito e saudável sem sofrimento.
Essa técnica é indicada para os pacientes que desejam realizar o procedimento de implante dentário, mas não possuem condições necessárias nos ossos da boca para realizá-lo. Apenas profissionais da área da odontologia, que são especializados em implantodontia ou periodontia, que podem falar em quais casos é necessário o enxerto.
Não há contra indicações aos implantes, há fatores de riscos que podem estar associados à cirurgia para a sua colocação. Os fatores a serem avaliados são: condição de saúde geral, idade, psicologia, assim como a solicitação de exames complementares e histórico médico detalhado.
Leia também: Tiramos as principais dúvidas sobre implantes dentários!
Como é realizado o enxerto?
Quando a pessoa decide realizar um implante para fazer a sua reabilitação oral (recuperar a capacidade mastigatória e a estética do sorriso) e é detectada a perda óssea, o enxerto entra em ação.
Muitas pessoas tem medo de passar por um enxerto ósseo, mas de fato trata-se de um procedimento muito simples. Todos os materiais são seguros e passam por um controle rigoroso que impede contaminações. Vários materiais de enxerto têm sido utilizados, desde o osso autógeno a engenharia tecidual, cada qual com suas vantagens, limitações e índices de sucesso.
O primeiro passo para determinar a necessidade de reconstrução de uma área bucal por meio de enxerto ósseo é a avaliação clínica, tomográfica e radiográfica do local. É só assim que é possível saber o estágio em que se encontra a região alveolar, e então indicar o tipo e grau de intervenção a ser feita.
Tem interesse em realizar um implante dentário? Aproveite para agendar sua avaliação conosco, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!