03 jul Quais os benefícios do implante dentário na terceira idade?
A idade não interfere quando o seu maior desejo é conquistar um sorriso bonito. A odontologia evolui a cada dia mais, oferecendo tratamentos eficazes que, além de ajudar na estética do paciente, colaboram com a qualidade de vida. O implante dentário para os idosos, por exemplo, é um procedimento que pode mudar a vida do paciente.
É necessário acabar com a história de que idosos não devem se preocupar com sua saúde bucal, muito pelo contrário, são pessoas que precisam viver com a autoestima elevada, exibindo o sorriso dos sonhos com confiança.
Entenda como funciona o implante dentário para pacientes da terceira idade, quais são as indicações, os benefícios e as técnicas que são utilizadas para o tratamento.
Como funciona o implante dentário na terceira idade?
É muito comum que os idosos fiquem mais vulneráveis a algumas doenças por conta de sua idade. Por esse motivo, o paciente que procura por implante dentário na terceira idade precisa passar por uma avaliação com o implantodontista.
Desta forma, é indispensável a realização da anamnese, um tipo de entrevista sobre a saúde do paciente, na qual se verifica as patologias presentes, o passado familiar e histórico do paciente. Se for necessário, o dentista solicita também algum exame complementar, como um hemograma, tomografia e/ou radiografia. Com os resultados dentro da normalidade, o paciente está apto a receber os implantes. Seu tratamento odontológico pode ser realizado com um médico anestesiologista em conjunto com especialista odontológico, proporcionando um maior conforto cirúrgico para os pacientes..
Como saber se o procedimento é indicado para o paciente?
É recomendado realizar o tratamento quando:
O paciente perdeu os dentes há pouco tempo.
O ideal é fazer o procedimento o mais rápido possível, dessa forma consegue evitar certas complicações, como perda óssea ou a movimentação da arcada dentária;
O paciente perdeu os dentes há muito tempo.
Todos os pacientes podem realizar o tratamento com implantes dentários com um adequado diagnóstico clínico. Onde após a verificação de exames radiográficos como tomografia para verificação da espessura e altura óssea e a correta seleção dos implantes dentários, a técnica se torna possível.
Quais são as técnicas mais modernas para implantes em idosos?
O implante dentário é um mecanismo tecnológico que substitui um dente que já foi perdido. Ele é formado por um pino de titânio, que faz o papel da raiz, e a coroa, que seria o dente artificial. É um dispositivo que apresenta diversas vantagens já que o titânio é um material biocompatível, ou seja, é anexado naturalmente ao osso do paciente. Além disso, apresenta as mesmas finalidades e aspecto de um dente natural.
Mas existem alguns tipos de implantes, e o tipo vai depender de cada situação. Deste modo, é papel do dentista fazer uma avaliação precisa de cada caso e indicar o melhor procedimento para cada pessoa.
Quais benefícios o implante dentário trás para o idoso?
O tratamento de implante dentário na terceira idade traz diversos benefícios, estes são ligados a questão da saúde e até mesmo o convívio social.
O procedimento vai devolver a função mastigatória e também melhorar a fala. Ao se alimentar melhor, o idoso evita algumas doenças que são comuns nessa fase da vida. Além dos benefícios já citados, o implante vai permitir ainda que o idoso sorria sem ter vergonha dos seus dentes, deixando-o com a autoestima ainda mais elevada.
O implante dentário para a terceira idade é um tratamento indicado para os que buscam por um belo sorriso e querem voltar a mastigar e falar normalmente. Embora seja um procedimento cirúrgico, a técnica é bastante segura.
Entre em contato conosco para uma avaliação! O Instituto Christian Andrade está de portas abertas para recebê-los.