06 ago Profilaxia Dental: a limpeza profunda e essencial dos nossos dentes
A profilaxia dental, também conhecida como limpeza dentária, é um procedimento comum da odontologia preventiva realizado para suprir as faltas ou dificuldades do cuidado diário com a saúde bucal.
Como a profilaxia dental é feita?
Ao contrário da limpeza diária realizada em casa pelo paciente, esse processo utiliza equipamentos específicos.
Nessa limpeza, o profissional higieniza individualmente cada dente de forma mais profunda, remove placas e tártaro que podem causar cáries e evita o aparecimento de doenças periodontais, como a gengivite. O objetivo principal é eliminar o tártaro, a placa bacteriana e as manchas.
- A primeira etapa da prevenção dentária envolve a raspagem do tártaro. Para isso, é utilizado um aparelho ultrassônico, que emite vibrações e destrói as placas de tártaro que se aderem à superfície dos dentes.
- Depois vem a etapa do refinamento, que envolve o uso de um instrumento manual para finalizar a remoção do tártaro.
- Em seguida é realizado o polimento dos dentes. Esta etapa é feita com uma escovinha para polir a superfície e deixá-la lisa.
- A última etapa da prevenção odontológica é a aplicação de flúor, elemento químico que tem como principal objetivo prevenir a cárie dentária. Também ajuda a restaurar os minerais e fortalecer os dentes.
O tratamento é muito simples e é realizado em poucos minutos. Ao sair do consultório, o paciente deve aguardar entre 1 e 2 horas para se alimentar ou mesmo beber água, pois o flúor precisa penetrar e agir nos dentes. Ressaltamos que a profilaxia não substitui os cuidados com a higiene bucal realizados em casa diariamente, sendo, portanto, um importante complemento a ser feito periodicamente.
Indicações
A limpeza dentária é indicada para todas as pessoas, sem distinção de idade. Por mais caprichada que seja sua higiene bucal, é indispensável manter um acompanhamento odontológico para identificar a presença de tártaro ou suspeitas de cáries.
Benefícios
Os benefícios do tratamento são observados ao longo dos meses. A limpeza realizada no consultório, em conjunto com os cuidados diários em casa, contribuem para manter a boca saudável e evitar doenças bucais.
Quando fazer a profilaxia dental?
A recomendação geral é de que se realize a limpeza a cada seis meses, mas essa frequência varia de acordo com os hábitos e o histórico do paciente. O especialista irá indicar o que é melhor para a sua situação.
E você, já agendou a sua profilaxia esse ano? Agende uma avaliação com a nossa equipe, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!