18 jun Implantes dentários: principais cuidados que o paciente deve ter
Os implantes dentários tem sido a alternativa mais procurada por quem perdeu um ou mais dentes, ou ainda usa dentadura e fica inseguro para se alimentar e conversar. Pois, além de restaurar o sorriso, o tratamento devolve mais segurança e qualidade de vida ao paciente.
Sabemos que para o tratamento ser bem sucedido é fundamental que o paciente realize os cuidados indicados pelo cirurgião-dentista corretamente.
Dito isto, nós listamos alguns dos principais cuidados com implantes dentários que o paciente deve ter.
Cuide com a alimentação
Como o paciente passa por um procedimento cirúrgico para a colocação dos implantes, é importante respeitar o tempo de cicatrização da estrutura óssea, por isso, entre os primeiros 5 a 7 dias após a cirurgia, é recomendado consumir alimentos frios/gelados e com textura líquida ou pastosa. Evite também alimentos duros, quentes e ácidos. Tudo para evitar infecções e não prejudicar a recuperação.
Faça uma boa higiene bucal
Logo após a colocação do implante a região fica mais sensível, então o ideal é realizar a escovação com movimentos suaves e utilizar escovas com cerdas macias.
Após a cicatrização, o paciente pode continuar com seus hábitos diários de higienização, mas sem esquecer de utilizar o fio dental.
Quando temos próteses fixa sobre implantes é muito comum o acúmulo de alimentos que podem nos trazer problemas como o mau hálito, até casos mais complicados de periimplantite – infecção ao redor do implante que pode levá-lo a ter desde mobilidade até a sua perda definitiva.
Devemos, portanto, prestar atenção na nossa higiene diária nos pontos entre os pinos dos implantes e a próteses protocolo, evitando o acúmulo de resíduos alimentares nestes pontos e a formação de placa bacteriana na superfície das próteses.
A higienização pode ser complementada com escovas interdentais, passa fio, entre outros dispositivos intraorais, como irrigadores intraorais – o caso do Waterpik, onde basicamente um jato de água sob pressão, que ao jogá-lo por cima ou por baixo das próteses, promove a remoção dos resíduos alimentares, facilitando a limpeza da região entre os dentes e gengiva sem causar traumas.
- Escova Interdental
- Irrigador Intraoral
Abandone o hábito de fumar
Um dos maiores vilões da saúde bucal é o cigarro. Além de prejudicar o material do implante, ele pode afetar o processo de cicatrização do procedimento, causar várias doenças bucais e aumentar o acúmulo de placa bacteriana.
Cuidados gerais com os implantes
Para evitar inchaços e edemas, é importante:
- fazer repouso nas primeiras 48h após a cirurgia;
- evitar esforço físico e abaixar a cabeça após a cirurgia;
- não fumar;
- não consumir bebida alcoólica;
- evitar mastigação na área operada;
- evitar exposição ao sol;
- tomar as medicações recomendadas pelo dentista;
- abandonar maus hábitos, como abrir garrafa com dentes, roer unhas, morder objetos duros.
Vá ao dentista regularmente
É de extrema importância fazer visitas regulares ao seu dentista. Assim o profissional poderá avaliar como está a qualidade do implante, e ainda pode fazer uma limpeza mais profunda na estrutura.
A prótese sobre implantes denominada híbrida, é composta por acrílico a imitar a cor da gengiva e por dentes artificiais também deste material. Esta prótese é acoplada aos implantes através de conectores ou pilares. A base da prótese deve estar sempre limpa, ou seja, a limpeza dos conectores e da prótese híbrida é quase obrigatória no sentido de preservar a qualidade do tratamento e dos tecidos adjacentes.
A higiene, após um tratamento com implantes, assegura o sucesso da sua reabilitação oral.
Está seguindo esses cuidados no seu dia a dia? Todos os hábitos e visitas ao dentista para manutenção visam prevenir infecções, manter a integridade da prótese dentária e garantir que o sorriso continue saudável por muito mais tempo.
Agende uma consulta com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!
Leia também: Mitos e verdades sobre implantes dentários