11 jun Harmonização orofacial também é especialidade odontológica
Ter uma aparência jovial do rosto, quem não quer? A harmonização orofacial minimiza o aparecimento de rugas, dá um efeito lifting no rosto, corrige o sorriso gengival e também trata o bruxismo.
Os dentistas podem sim, realizar determinados tratamentos estéticos em busca da melhor harmonização orofacial para o paciente. Vamos entender como a odontologia está relacionada a essa área e quais tratamentos pode realizar.
CFO reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica
A resolução CFO-198/2019, reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. E define a Harmonização Orofacial como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.
Como o odontólogo está relacionado à estética?
De acordo com a legislação em vigor, os profissionais da odontologia podem e possuem o conhecimento necessário para realizar a harmonização oral e facial, visando o equilíbrio estético e funcional.
Portanto, para quem busca o rejuvenescimento facial, o dentista é um profissional importante, pois além de utilizar uma série de técnicas, ele precisa, obrigatoriamente, ter domínio em anatomia aplicada, histofisiologia, anatomia da pele (epiderme, derme e tecido subcutâneo), farmacologia e farmacoterapia dos materiais relacionados aos procedimentos realizados na harmonização orofacial.
Quando um cirurgião-dentista avalia um paciente, ele harmoniza da melhor forma o rosto, com o sorriso, dentes e lábios, de forma que alcance a estética facial mais adequada.
São inúmeros os tratamentos para rejuvenescimento facial que a odontologia pode realizar!
Aplicação de toxina botulínica
A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é usada para promover o relaxamento do músculo. Além da função estética de amenizar rugas existentes (como vincos e pé de galinha), a técnica também tem função terapêutica e pode corrigir problemas de sorriso gengival e bruxismo.
Aplicação de ácido hialurônico
É uma das técnicas mais utilizadas para suavizar os sinais da idade, dar mais volume aos lábios, melhorar o “bigode chinês”, realçar o contorno facial, preencher sulcos e deixar o rosto com uma aparência harmônica e rejuvenescida. Por conta da sua consistência gelatinosa, o produto proporciona resultados bastante naturais.
Realização de bichectomia
Bastante conhecida, a bichectomia tem sido procurada por quem busca melhorar o contorno facial e deixá-lo mais fino e alongado. O procedimento consiste na retirada de um tecido gorduroso localizado na bochecha, chamado de bola de bichat.
Aplicação de fios de sustentação
Os fios de sustentação têm a função de tracionar e levantar a pele, além de estimular a formação do colágeno, proporcionando uma melhora na aparência e harmonização do rosto. O tratamento é indicado para pacientes que desejam amenizar marcas de expressão no rosto e que possuem flacidez na pele.
Portanto, a odontologia não visa apenas proporcionar saúde bucal, mas também melhorar a autoestima das pessoas, pois esta pode interferir no bem estar e na qualidade de vida geral do paciente.
Deu para entender um pouco mais sobre como a odontologia estética é importante para equilibrar a beleza com a função do rosto? Além disso, foi possível conhecer os métodos de rejuvenescimento facial e de tratamento de outras disfunções, como o uso do botox no tratamento do sorriso gengival, por exemplo.
Gostou? Compartilhe este artigo com seus amigos para que eles conheçam mais sobre o assunto.
E se você possui interesse, agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!