14 maio Toxina botulínica para tratar o bruxismo
O bruxismo é uma desordem funcional onde o indivíduo costuma apertar ou ranger os dentes de forma involuntária, ou semi voluntária. Essas ações podem ocorrer durante o sono ou em situações de estresse.
Essa doença não tem cura, mas é possível controlá-la com a aplicação da toxina botulínica. Ela age inibindo a hiperatividade, reduzindo a contração muscular e aliviando as dores. Vamos entender um pouco mais sobre?
O que é bruxismo?
O bruxismo é uma doença involuntária que pode ocorrer em adultos e crianças. A pessoa tem o hábito de ranger os dentes a qualquer hora do dia, mas geralmente ocorre à noite durante o sono.
O ato de ranger gera uma pressão muito forte nos dentes, causando um desgaste nos dentes ou até o amolecimento. Em casos graves, o bruxismo pode causar problemas nas articulações dos ossos da boca, mandíbula e gengiva, e pode se tornar um fator de risco, desenvolvendo a DTM, disfunção da articulação temporomandibular, a qual é responsável pelos movimentos maxilo-mandibulares.
Saiba que não é normal sentir dor, portanto, não ignore os sinais, se você sentir dores na mandíbula, desconforto ao mastigar, dores de cabeça mais frequentes ou mesmo zumbido no ouvido, procure um profissional para avaliar o seu caso.
Diagnóstico do bruxismo
O diagnóstico de bruxismo geralmente é clínico. O dentista irá avaliar a boca do paciente para encontrar sinais de desgaste dentário, desalinhamento dos dentes, hipertrofia dos músculos mastigatórios e analisar o histórico de dores de cabeça, dor durante a mastigação ou fala, etc.
A toxina botulínica como tratamento terapêutico
A toxina botulínica é uma neurotoxina que atua como um bloqueador neuromuscular, ou seja, um obstáculo entre os estímulos dos neurônios e os músculos da face, contribuindo para a paralisia dos músculos e diminuindo a intensidade das contrações.
Ela é aplicada na região do músculo masseter e temporal anterior, diminuindo o apertamento dos dentes e a movimentação da articulação temporomandibular.
Esse tratamento é de uso terapêutico e irá aliviar, significativamente, a dor causada pelo bruxismo, a frequência e intensidade das ações involuntárias e diminuição da atividade muscular.
Embora não garanta a cura, o tratamento com toxina botulínica controla o quadro, que costuma levar à dor, fratura e desgaste do dente, e apresenta resultados bastante satisfatórios. Lembrando que o efeito da toxina pode variar entre 3 – 6 meses, dependendo do organismo de cada paciente, sendo necessário, portanto, seu retoque.
Como podemos ver, é possível amenizar este problema, mas somente após o seu diagnóstico, o cirurgião-dentista poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso, visto que além da toxina botulínica, existem tratamentos complementares como o uso de placas de mordida ou a correção com aparelho ortodôntico.
Cuidar da sua saúde bucal é também cuidar da sua qualidade de vida.
Tem alguma dúvida sobre este tratamento? Agende uma avaliação com a nossa equipe, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você.