07 maio Pré-natal odontológico: a importância da higiene bucal na gestação
Ao saber que está grávida, além do pré-natal, a gestante também deve fazer um pré-natal odontológico, uma avaliação para garantir que a saúde bucal está bem cuidada.
Isso porque a cavidade oral é a principal porta de entrada para várias doenças e microrganismos que podem causar complicações para a saúde da mãe e do bebê, e até mesmo levar a um parto prematuro.
Além disso, as alterações hormonais sofridas na gestação também podem prejudicar a saúde bucal. Mas não há com o que se preocupar! Com uma boa higienização bucal e uma correta avaliação é possível prevenir esses problemas e garantir assim uma gravidez saudável.
A saúde bucal da gestante e a saúde do bebê
É importante que, uma vez que a mulher saiba que está grávida, procure adotar ou melhorar os hábitos de higiene bucal.
Existem estudos na área odontológica para provar como as moléculas inflamatórias presentes nas bactérias da periodontite e gengivite podem atingir a placenta da mãe, provocar a liberação de algumas substâncias hormonais (prostaglandinas e citocinas), que podem induzir o parto e fazer com que o bebê nasça antes do tempo necessário.
Doenças bucais que podem surgir na gravidez
Durante a gravidez, os hormônios da mulher mudam muito, a boca fica mais suscetível ao aparecimento de infecções e cáries, suas gengivas podem ficar inflamadas, o esmalte dos dentes pode corroer e algumas lesões na boca podem aparecer. Se ela não desenvolver o hábito de escovar os dentes corretamente, mesmo antes de engravidar, o sangramento gengival aumentará e as doenças bucais surgirão.
Gengivite gravídica
A gengivite é a inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana. O aumento de progesterona nesse período pode causar aumento do fluxo sanguíneo no tecido gengival. Dessa forma, a área da gengiva fica mais sensível e mais propensa a sangramento durante a escovação. A gengivite da gravidez recebe esse nome devido às alterações hormonais que as mulheres grávidas sofrem e com isso têm maior probabilidade de ter essas inflamações.
Periodontite
Ocorre quando a gengivite não é tratada. É uma infecção bacteriana mais grave que envolve todos os tecidos ao redor dos dentes e também os ligamentos e os ossos que dão suporte ao dente. Pode causar a perda permanente dos dentes. Sangue ao escovar ou usar fio dental nos dentes, gengivas inflamadas e mau hálito são os principais sinais.
Leia mais em: Periodontite: tudo o que você precisa saber
Granuloma Gravídico
É uma bolinha vermelha de gengiva que sangra com facilidade. Normalmente aparece na bochecha, lábios ou língua, e no 2º e 3º trimestre de gravidez. Costuma aparecer devido algum trauma na escovação, próteses mal adaptadas e tártaro. Às vezes desaparecem sozinhos, às vezes é necessário sua remoção com uma pequena cirurgia.
Por fim, certifique-se de informar ao dentista que você está grávida e quais medicamentos tem tomado. Tudo isso auxilia na forma em que ele irá atendê-la. O aconselhável é marcar a consulta entre o 4º e 6º mês de gravidez, pois o primeiro trimestre é o mais importante para o desenvolvimento da criança.
Alguns tratamentos envolvem exames de raio-x, uso de analgésicos e antibióticos que não podem ser prescritos durante a gravidez, por isso é interessante procurar um cirurgião-dentista e fazer um check-up odontológico antes de tudo.
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!