23 abr A importância do cuidado com a saúde bucal em tempos de coronavírus
Instituto Odontológico Christian Andrade atinge a marca de mais de 20 mil implantes realizados e ressalta como os cuidados com a saúde bucal influenciam na saúde geral
Diante da pandemia do novo coronavírus e a necessidade do uso de máscaras, muitas pessoas deixaram os cuidados bucais de lado e adiaram a visita ao dentista. E o resultado disso? A alta incidência de cáries e doenças gengivais – além, como veremos, de outras complicações de saúde.
A boca é uma das principais portas de entrada de vírus e bactérias. Não é à toa que manter uma boa saúde bucal e realizar os cuidados diários (como escovar os dentes regularmente e ir ao dentista) pode prevenir maiores complicações – inclusive diminui as chances de desenvolver doenças pulmonares, que são fatores de riscos para o covid-19.
A saúde bucal influencia na saúde do corpo todo
A frase: “a saúde começa pela boca” está corretíssima, visto que ela é uma das principais “portas de entrada” do organismo (o que inclui alimentos, muitos tipos de medicamentos e também micro-organismos).
Ao ignorar os cuidados bucais, pequenas infecções podem evoluir para quadros mais graves, como acarretar na extração dentária ou até mesmo ameaçar a saúde em geral. Por isso, além dos cuidados diários em casa, em que já é possível prevenir outros problemas, é interessante realizar uma avaliação e limpeza mais profunda em um consultório odontológico.
Muitos problemas se manifestam sutilmente pela boca, o que pode ser o primeiro ponto para o diagnóstico. Por exemplo, o acúmulo de placa bacteriana pode causar a inflamação e a retração da gengiva, tornando-a mais sensível e suscetível a outras infecções. A má higiene bucal pode também desencadear uma pneumonia.
É claro que a higiene bucal não impede a infecção do novo coronavírus, mas reduz as chances de proliferação. É um método profilático.
Reforçamos também a necessidade de trocar a escova dental regularmente, de preferência a cada 3 meses, e toda vez que o paciente se recuperar de uma infecção ou gripe. Essa troca ajuda a evitar o acúmulo excessivo de micro-organismos nas escovas.
Não adie a sua visita ao dentista
A perda dentária é um problema sério que afeta pessoas de todas as idades. Doença periodontal (infecção gengival), traumas/acidentes, excesso de açúcar e a falta de higiene bucal (falta de escovação, uso irregular de fio dental) são algumas das principais causas.
Com o tempo, os ossos perdem suas propriedades devido à reabsorção óssea, fazendo com que ocorra a retração da gengiva. Por isso, quanto antes for feita a reposição dos dentes, melhor. E menores são as chances de se ter alguma complicação.
A opção mais eficaz e segura para substituir um ou mais dentes perdidos são os implantes dentários.
Em 2020, o Instituto Odontológico Christian Andrade atingiu a marca de 20 mil implantes realizados. Cada procedimento colabora de maneira significativa para a saúde e qualidade de vida dos pacientes.