19 abr Implante individual: como funciona e em quais casos é indicado
A perda de dentes é um problema sério e acomete pessoas de todas as idades. Doenças periodontais, excesso de açúcar, traumas e/ou acidentes e uma precária higienização bucal, são algumas das principais causas. Além de trazer problemas para a saúde da pessoa, a falta de um dente pode também prejudicar a autoestima, e para esses casos é recomendado o tratamento de implante dentário.
Leia também: Periodontite: tudo o que você precisa saber
O uso de implante é indicado para as pessoas que sofrem com a carência de um ou mais dentes, ou que possuem dentes já muito comprometidos, dificultando o ato de sorrir, mastigar e falar. Mas, saiba que é fundamental saber com quem você estará realizando o procedimento, pois para efetuar a colocação do implante dentário, é necessário que o profissional tenha especialidade com o tratamento. Já que é um procedimento invasivo e que exige bastante cuidado, seu sucesso vai depender da experiência e acompanhamento do profissional que o estará realizando.
Apesar de existir vários tipos de implantes, somente o dentista pode indicar a melhor opção para cada paciente, depois de realizar uma avaliação de sua arcada dentária e de fazer os exames necessários antes de começar o tratamento.
Acompanhe o texto, hoje vamos falar sobre o implante individual, como funciona e em quais casos ele é indicado.
O que é o Implante Individual?
É chamado de implante dentário individual quando é realizada a troca de apenas um dente ou de mais dentes não sequenciais. O dentista faz a substituição da raiz do dente com o pino de titânio, em seguida coloca um dente artificial de porcelana fazendo a substituição da coroa do dente. Este é o método mais indicado para as pessoas que perderam um dente ou poucos dentes não sequenciais.
Caso a pessoa perca o dente e demore para ir atrás da realização do implante, existem grandes chances de perda óssea, o que dificulta a colocação do mesmo. Por isso é de extrema importância ir atrás de um cirurgião-dentista antes de realizar o procedimento, pois ele precisa realizar uma avaliação e solicitar os exames necessários para seguir com o procedimento de acordo com a situação de cada paciente.
Benefícios do implante individual
- Os dentes ao lado do implante permanecem inteiros;
- O novo dente é colocado diretamente no implante, o que garante a utilização do fio dental normalmente;
- O resultado funcional e estético são excelentes;
- O implante não é afetado por infiltração ou cárie;
- Existe a possibilidade de colocar uma coroa provisória logo em seguida da colocação do implante, o que chamamos de carga imediata;
- A colocação do implante impede que ocorra a reabsorção óssea;
- É um procedimento seguro.
Existe a possibilidade de fazer todos os implantes de forma individual?
Não existe, pois quando o paciente vai perdendo os dentes e não repõe imediatamente, ele vai tendo uma perda óssea, que como já citado, dificulta a realização do implante individual. Outra alternativa, seria o implante com prótese protocolo e a prótese overdenture. Os dois são utilizados quando grande parte dos dentes está comprometida, tanto superior quanto inferior, a única diferença é que a prótese de protocolo utiliza de 4 a 8 implantes e a prótese de overdenture utiliza em média de 2 a 6 implantes.
A perda de mais de um dente na boca, não é motivo para excluir o implante unitário, mas depende muito do tempo em que o paciente perdeu os dentes.
Gostou de saber mais sobre implante individual? Agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!
Leia também: Colocar implante dentário, dói?