05 abr Periodontite: tudo o que você precisa saber
Você sabia que além de se preocupar com a limpeza dos dentes, é necessário também lembrar de cuidar da sua gengiva? O cuidado com a gengiva é muito importante para a sua saúde bucal, dessa forma você evita problemas como a gengivite — inflamação esta que, quando não tratada o mais rápido possível, pode causar problemas mais graves, como a periodontite. Você já ouviu falar sobre periodontite?
Durante a leitura deste texto, iremos abordar as principais informações sobre este problema bucal, como causas, sintomas e como pode ser tratado. Vamos acompanhar?
O que é periodontite?
A periodontite é uma infecção grave que ocorre na gengiva, prejudicando o tecido mole e destruindo o osso que sustenta os dentes, isso acontece exatamente quando o quadro inicial de gengivite não é cuidado a tempo. Desse modo, em vez de afetar somente o tecido, a infecção passa a prejudicar também os ligamentos e os ossos que dão suporte ao dente.
O desenvolvimento desta infecção ocorre da seguinte maneira: de início, a placa bacteriana e o tártaro se concentram na base dos dentes, ocasionando uma inflamação entre a gengiva e os dentes. Os sintomas podem ser percebidos quando a gengiva está avermelhada e inchada, quando surgem sangramentos durante a escovação, secreção de pus, mau hálito e gosto ruim na boca, entre outros.
Se perceber os sintomas e não ir atrás de um profissional de odontologia para ver qual é o problema, a inflamação pode fazer com que haja uma piora nos tecidos e ossos que cercam os dentes. É justamente nesse momento em que acontece a periodontite que pode levar ao abscesso e também à perda dentária.
Por este motivo, boas práticas de higiene bucal associado a idas regulares ao dentista podem limitar as chances da evolução de uma periodontite.
São diferentes tipos de periodontite. Dentre eles, podemos listar três:
- Periodontite crônica: ocorre mais em adultos, se desenvolve de forma gradativa e afeta o osso que sustenta o dente no sentido horizontal. Podendo afetar um ou mais dentes;
- Periodontite agressiva: ocorre mais em adolescentes e jovens, porém, é uma periodontite mais rara. Influencia o osso que sustenta o dente no sentido vertical de forma gradativa. Podendo ter causas bacterianas ou hereditárias;
- Periodontite ulcerativa: acontece de forma mais rápida e comprometedora. É causada por bactérias virulentas provocadas pelo consumo excessivo de álcool, fumo, entre outros.
Leia também: Saiba a importância de cuidar da sua saúde bucal
Principais causas da doença
Como já citado acima, uma das principais causas da periodontite é a gengivite. Contudo, existem também outros fatores de risco que fazem as chances da inflamação aumentar. São eles:
- baixa imunidade;
- diabetes;
- higiene bucal inadequada;
- propensão genética;
- consumo excessivo de álcool e drogas;
- tabagismo;
- má alimentação;
- alterações hormonais (como na gravidez ou menopausa);
- problemas dentários.
Sintomas da Periodontite
Quando a gengiva começa a possuir uma coloração diferente, fica mais sensível e sangra ao escovar os dentes ou usar o fio dental, você já deve ficar atento.
Não podemos esquecer de citar que a periodontite pode ser assintomática, muitas vezes o paciente não percebe o quadro inicial de gengivite. Por isso, é muito importante manter as visitas ao dentista em dia, pois ele poderá identificar qualquer situação anormal e agir da maneira correta para o tratamento.
Leia também: Tem medo de ir ao dentista? Saiba porque não precisa!
Como tratar?
A periodontite não tem cura, mas é possível melhorar a condição por meio do controle, impedindo o avanço do quadro. Com o tratamento adequado, a inflamação e os sintomas são amenizados.
Gostou do assunto e possui interesse em realizar uma avaliação para ver como está sua saúde bucal? O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!