Reabilitação oral: como funciona e quais são os benefícios
2319
post-template-default,single,single-post,postid-2319,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Reabilitação oral: como funciona e quais são os benefícios

Reabilitação oral: como funciona e quais são os benefícios

Um sorriso bonito é o desejo de muita gente, mas nem sempre existe o cuidado necessário com a saúde bucal para isso acontecer. A falta de cuidados com os dentes pode gerar grandes problemas, e por conta disso surge a reabilitação oral, um procedimento completo que envolve a estrutura dos dentes, e em muitos casos até a gengiva.

Podemos comparar os dentes com uma construção, por exemplo, se um prédio tem a estrutura condenada significa, que por algum motivo ele deixou de servir para o que foi criado. Caso demore muito para consertá-lo, corre o risco de ter problemas maiores. E dessa forma, acontece também com a saúde bucal, por isso é necessário realizar a reabilitação oral, um dos primeiros passos para prevenir problemas futuros e ficar com um sorriso ainda mais bonito.

Durante a leitura do texto, vamos ver como a reabilitação oral pode ajudar com problemas bucais, devolvendo a estética de um sorriso bonito e saudável e corrigindo a estrutura dos dentes.

O que é a reabilitação oral?

A reabilitação oral é um procedimento que restaura a estética bucal do paciente, que pode ocorrer nos dentes e/ou gengiva. Pode ser um trabalho de implante dentário, extração ou restauração.

A função deste tratamento é deixar os dentes do paciente com uma aparência melhor e mais agradável esteticamente, também trabalhar com a questão funcional, deixando a boca com uma melhor harmonização. Cada paciente recebe o tratamento de maneira diferente, pois varia de caso para caso qual será o melhor tipo de intervenção. 

Existem pacientes com mais de um dente danificado, estruturado, quebrado, em que até a mastigação acaba sendo comprometida, portanto é verificado individualmente cada caso.

Como funciona a reabilitação oral?

Se o paciente apresenta algum dos casos citados acima, como dente danificado, quebrado ou algum outro problema, significa que está na hora de verificar a situação com um profissional qualificado para dar início ao tratamento correto. Neste momento, o dentista vai solicitar exames clínicos, raio-x, tomografia da face e realizar os moldes das arcadas para então poder prosseguir. 

Depois de estar com todos os exames em mãos, o profissional opta pelo melhor procedimento ao paciente, o que será mais viável para o caso do mesmo. Vamos ver, em seguida, quais os procedimentos que são utilizados para a reabilitação oral.

Com quais procedimentos ela pode ser feita?

Implantes

Os implantes dentários são suportes ou estruturas de metal, geralmente de titânio, colocadas através de cirurgia no osso maxilar, com o objetivo de substituir as raízes dentárias. O procedimento é indicado para as pessoas que sofrem com a ausência de dentes ou que estejam com os dentes muito comprometidos, a ponto de dificultar o ato de sorrir, mastigar e falar. 

Leia também: Tiramos as principais dúvidas sobre implantes dentários

Prótese fixa

Já a prótese fixa é recomendada para pessoas que tiveram a perda de um ou mais dentes, é uma maneira bastante eficaz, já que faz a substituição dos dentes originais e ajudam o paciente a voltar a sorrir e mastigar com mais tranquilidade, É um procedimento mais acessível que os implantes, possuindo a mesma função.

Lentes de contato dental

As lentes de contato são lâminas de porcelana extrafinas. São próteses sobrepostas aos dentes naturais, bastante resistentes, práticas e seguras. Servem para corrigir pequenas imperfeições, para pessoas com saliências e desarmonia no formato dos dentes, ou para pacientes que desejam corrigir e restaurar dentes que sofreram algum tipo de trauma.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber sobre lentes de contato dental

Por que a reabilitação oral ajuda o paciente?

A reabilitação oral faz com que a função dos dentes seja restaurada, ajudando o paciente a mastigar e realizar outras atividades bucais de maneira mais apropriada. Além disso, outras partes do corpo que dependem da funcionalidade da boca ficam saudáveis e estáveis. Ainda, com a instalação de próteses e implantes, os pacientes buscam a melhora estética, melhorando não só a estrutura dental, mas também a harmonização no sorriso e no rosto. Isso tudo aumenta e favorece a autoestima da pessoa.

Quer saber mais? Venha fazer uma avaliação no Instituto Christian Andrade! Nós do Instituto buscamos, com a mais alta tecnologia, oferecer tratamentos sempre pensando no bem-estar do paciente.

 

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp