12 mar Conheça os efeitos do diabetes na saúde bucal
Você sabia que possuir diabetes pode influenciar na maioria das vezes a sua saúde bucal? Sim. As pessoas que possuem diabetes têm maior tendência a gerar problemas periodontais, como as infecções, e uma vez causadas podem dificultar o controle glicêmico do paciente. Ou seja, uma situação pode agravar a outra.
Vamos entender um pouco melhor? 🤔
Explicando de maneira mais precisa, a diabetes é uma doença causada pela deficiência ou má absorção na produção do hormônio insulina, o qual é responsável por regular a glicose no sangue e garantir energia para todo o organismo. Portanto, caso os níveis de glicose do diabético não sejam controlados, ele possui maior chance de desenvolver doenças periodontais.
As complicações bucais mais contínuas nos portadores de diabetes são:
- Halitose (mau hálito);
- Gengivite;
- Periodontite;
- Síndrome da ardência bucal;
- Candidíase;
- Ulcerações;
- Sensação de boca seca.
As doenças periodontais são problemas inflamatórios que, se não tratados, levam à perda do osso que sustenta o dente na boca e, dessa forma, do próprio dente. Acontece que, por ser um problema muitas vezes silencioso, quando diagnosticado, normalmente já se encontra em fase avançada, apresentando mobilidade e perda dentária.
Por isso é de extrema importância que o paciente diabético faça acompanhamento odontológico desde que a doença é diagnosticada, pois dessa forma é possível realizar o controle da glicemia e evitar a perda precoce dos dentes. Procedimentos como a limpeza dentária devem ser feitos em intervalos reduzidos de 4 em 4 meses.
A saúde do corpo está ligada diretamente à saúde bucal e a visita ao dentista é essencial para melhorar também a sua saúde geral!
Leia também: Saiba a importância de cuidar da sua saúde bucal
Agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!