05 mar Bichectomia: tudo o que você precisa saber sobre
A bichectomia é um dos tratamentos estéticos mais procurados nos dias de hoje por pessoas que buscam um rosto mais fino e harmônico. Este procedimento no início possuía fins apenas odontológicos, mas suas vantagens se estenderam também para a estética.
O que é bichectomia?
A bichectomia nada mais é do que a remoção das bolas ou bolsas de Bichat – composição de tecido gorduroso que se encontra abaixo das maçãs do rosto, esta cirurgia tem o intuito de modificar o rosto, deixando o contorno facial mais fino.
Como é realizado o procedimento?
A cirurgia é realizada através de um corte na parte interna da boca, onde por meio da incisão é localizada a bola de Bichat, e em seguida a mesma é extraída parcialmente ou totalmente em alguns casos específicos. O corte é realizado internamente para facilitar a cicatrização e também para evitar marcas no rosto do paciente. A anestesia deste procedimento pode ser geral ou local com sedação, depende do que o profissional indicar.
O tempo que leva para a realização desta cirurgia depende de cada caso, mas leva em torno de uma hora a uma hora e meia, pois se trata de um procedimento delicado e por isso este deve ser feito apenas por profissionais altamente capacitados.
Qual é a indicação da bichectomia?
A cirurgia normalmente é feita por questões estéticas, indicada para quem busca deixar o contorno do rosto mais bonito e se sente incomodado com o tamanho das bochechas. Dessa forma, o procedimento cirúrgico, como já dito anteriormente, só pode ser realizado por um profissional especializado.
Antes de realizar a cirurgia, é feita uma avaliação para o profissional ver quais são as condições do paciente. É necessário saber do estado de saúde, quais as expectativas que o paciente tem e também verificar se existe alguma indicação para tal. É muito importante esclarecer que pessoas que possuem o rosto mais cheio por conta do seu peso podem ter resultados distintos, por conta da sua gordura corporal.
Após a avaliação, o profissional que realizará a cirurgia solicita ao paciente uma série de exames para saber se o mesmo está apto à cirurgia.
Cuidados do pós-operatório
Geralmente a recuperação da Bichectomia dura em torno de um mês e não é muito dolorosa, tanto que o cirurgião pode indicar anti-inflamatórios para diminuir o inchaço do rosto e também analgésicos para evitar o surgimento de dores.
Mas além disso, é muito importante que o paciente tome outros cuidados como:
- Compressas geladas no rosto de 3 a 4 vezes por dia, durante uma semana;
- Comer comidas pastosas nos primeiros dias, para evitar a abertura dos pontos;
- Repouso nos dois primeiros dias;
- Evitar fazer esforço físico na semana após a cirurgia;
Com a Bichectomia se espera o afinamento do rosto, fazendo com que as mandíbulas e maçãs do rosto fiquem definidas. É um procedimento seguro, mas mesmo assim é uma cirurgia. Portanto, se você tem interesse em realizá-la procure por um profissional qualificado e que possua experiência, sem contar que uma clínica especializada faz toda a diferença nesses momentos.
Se você possui interesse, agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!