29 jan Você sabe o que é bruxismo? Saiba quais as causas e como tratar.
Se você costuma ranger ou apertar os dentes com força durante o sono, saiba que estes sintomas podem ser sinal de um desalinhamento funcional chamado “bruxismo”.
São diversas as causas do bruxismo e elas variam de pessoa a pessoa. Diversos estudos apontam que este problema ocorre devido a estresse, tensão, ansiedade, e também a problemas relacionados à má oclusão das arcadas dentárias, que ocasiona a disfunção.
Quer saber mais sobre este assunto? Então continue lendo esse texto.
O que é o bruxismo?
O bruxismo é uma condição involuntária, que pode ocorrer tanto em adultos, como em crianças, onde a pessoa tem o hábito de ficar rangendo os dentes durante qualquer período do dia, mas, normalmente, acontece durante à noite quando ela está dormindo.
Por ser involuntária, muitas vezes é inconsciente, e o barulho feito por conta dessa ação pode ser muito alto, o que pode incomodar quem estiver próximo.
Como o ato de ranger causa uma pressão muito forte sobre os dentes, pode ocorrer um desgaste ou até mesmo amolecimento dos dentes. Em situações graves, o bruxismo pode ocasionar problemas nos ossos da boca, nas articulações da mandíbula e gengivas, podendo ser um fator de risco para a chamada Síndrome de ATM.
Porém, a pessoa que possui bruxismo geralmente demora a perceber o problema, e só busca ajuda quando sente outros sintomas, como dores de cabeça, pescoço e nas mandíbulas.
Saiba que sentir dor nunca é algo normal, então não podemos ignorar os sinais que o corpo está mandando. Por isso, preste atenção nesses sinais, se perceber dores no maxilar, dores de cabeça mais frequentes, ou até mesmo zumbidos no ouvido e desconforto na mastigação, procure um profissional para que ele possa avaliar e entender o motivo por trás dessas dores.
O que isso pode causar nos dentes?
Como já dito anteriormente, o bruxismo pode trazer diversos problemas. Começando com problemas ligados aos dentes, por conta da pressão excessiva, ocorre o desgaste do esmalte dental, deixando-os mais expostos. Em consequência disso, o paciente pode apresentar perda óssea, erosão dentária e também fraturas. Além da sensibilidade que vai ocorrer ao consumir alimentos muito quentes ou muito frios, e na hora da higienização bucal.
O bruxismo também causa consequências estéticas, porque os dentes podem ficar enfraquecidos e sensíveis, podendo ocasionar assim, mudanças de posição e desgastes na estrutura dentária.
Quais os tratamentos para o bruxismo?
Para dar início ao tratamento é necessário saber se você realmente possui o bruxismo, pois muitas pessoas não sabem quando tem este problema, então o ideal é realizar um check-up odontológico de 6 em 6 meses, dessa forma o dentista pode saber mais a fundo qual o problema e o porque aconteceu tal coisa.
Os tratamentos para o bruxismo tem como objetivo prevenir os desgastes dos dentes e diminuir a hiperatividade dos músculos da mastigação, ou seja, reduzir as dores, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o apertamento e o ato de ranger ao máximo.
Placa de bruxismo
Na maioria das vezes é indicado utilizar uma placa miorrelaxante feita de silicone ou acrílico, sob medida. O atrito causado pelo bruxismo pode ser amenizado com esta placa dental, que é encaixada nos dentes superiores do paciente e evita que fiquem se forçando um contra o outro.
Toxina Botulínica
A toxina botulínica é utilizada como uma opção de tratamento, pois ela atua reduzindo a contração muscular, trabalhando em todos os músculos comprometidos com o bruxismo, e impedindo a propagação de fraturas e desgastes nos dentes.
Correção de mordida
Dependendo do biotipo muscular e também do perfil psicológico do paciente, somente o uso do aparelho ortodôntico ajuda o paciente, visando melhorar o alinhamento e encaixe dos dentes ocasionado por conta do bruxismo.
Também ajuda muito adotar hábitos saudáveis no dia a dia para evitar qualquer gatilho para o problema, como, por exemplo:
- Adotar hábitos que ajudem na diminuição da ansiedade e estresse;
- Evitar ficar muito tempo com a postura errada;
- Evitar roer unhas e morder canetas;
- Praticar frequentemente exercícios físicos e relaxantes;
Agora que já sabe um pouco mais sobre o bruxismo, entende o porquê é importante ir ao dentista regularmente para ver se possui qualquer alteração na sua dentição. É possível amenizar e tratar este problema, mas, para isso é importante se cuidar. Cuidar da sua saúde bucal é também cuidar da sua qualidade de vida.
Agende uma avaliação da sua saúde bucal com a nossa equipe, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!