15 jan Aprenda a acabar com o mau hálito
Uma situação chata, mas muito comum, é o mau hálito. Na maioria das pessoas esse problema é causado por bactérias que colonizam a boca e produzem substâncias com odor desagradável. Dois fatores que elevam o número dessas bactérias são a falta de higiene bucal e a diminuição de saliva. Mas há outros: o mau hálito pode ocorrer por conta de doenças hepáticas, renais, e até mesmo cânceres. Por isso, é extremamente importante buscar o tratamento adequado para evitar problemas maiores, como diminuição da autoestima e qualidade de vida.
Você sofre com mau hálito ou quer evitá-lo no dia a dia? Confira algumas dicas que selecionamos para serem incluídas na sua rotina.
1. Evite ficar muito tempo sem comer
É possível que o mau hálito seja apenas pontual e resultante de uma alimentação mal feita. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos leves e de fácil digestão, pois com o estômago vazio por muito tempo há uma maior produção do suco gástrico, o que leva os gases e odor até a boca.
2. Faça gargarejo
Uma maneira de amenizar o mau hálito é criar o costume de enxaguar a boca fazendo gargarejos antes de dormir e logo depois de acordar. Mas não esqueça das outras etapas da higiene bucal – é sempre muito importante estar com a boca limpa antes de fazer o gargarejo.
3. Beba bastante água
Manter o corpo hidratado é sempre necessário para evitar problemas como infecções, e isso não é diferente quando se trata da higiene bucal, pois também colabora para evitar o problema do mau hálito. Portanto, beber bastante água ajuda a manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.
4. Escove os dentes e use fio dental rotineiramente
Procure criar uma rotina de higiene bucal. Sempre escove os dentes após as refeições e antes de dormir – ir para a cama sem escovar os dentes faz muito mal à boca. O mau hálito pode ocorrer por conta de restos de comida ou tártaro que são acumulados entre os dentes. Assim, o fio dental é necessário, limpando os locais que a escova de dentes não consegue alcançar.
5. Escove a língua
A língua precisa de um cuidado especial, pois ela é um dos principais partes da boca que acumulam bactérias, restos de alimentos, muco, enfim. Ela pode ser limpa normalmente com escova e creme dental (tomando cuidado para não atingir o fundo da garganta com a escova, porque isso pode causar enjoo). O ideal é fazer isso logo pela manhã, para eliminar a saburra (aquela camada branca que fica sobre a língua) formada durante a noite.
6. Procure um especialista
É importante visitar um dentista periodicamente para tratar ou prevenir mau hálito e outros problemas bucais. Caso o profissional perceba que não é por conta de má higiene, ele deve sugerir a visita a outros especialistas, para que seja possível perceber se o mau hálito é provocado por alguma doença.
Se você ainda tem dúvidas sobre as causas do mau hálito e o que pode fazer para acabar com ele, entre em contato conosco e agende uma avaliação! O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você! 😃