18 dez Você sabe o que é o escaneamento digital?
A tecnologia surgiu para tornar a vida das pessoas cada vez mais simples. E na odontologia isso não seria diferente, pois a era digital trouxe muitos mecanismos que facilitam a rotina no dia a dia dos consultórios odontológicos. Os tratamentos que antes demoravam semanas ou até meses, hoje, por conta de recursos digitais podem ser realizados em um curto período de tempo.
O escaneamento digital é uma técnica que escaneia dentes, arcos, tecidos subjacentes e a oclusão com grande precisão. Além desse método ser prático e eficaz, ele dispensa o uso de materiais de moldagem, ou seja, as técnicas mais tradicionais, garantindo então a comodidade ideal para os pacientes.
O profissional que utiliza esta técnica mais moderna pode obter uma maior precisão na cópia de detalhes que darão um resultado eficiente, possibilitando um correto diagnóstico e um melhor tratamento.
Como funciona este procedimento?
Com suporte de softwares, é possível manipular um escaneamento digital, de maneira que projete digitalmente a prótese desejada. Com isso, o profissional diminui etapas críticas na produção das próteses dentárias, sejam elas sobre dentes ou implantes quanto na recapacitação. Os planos entre as arcadas, as curvas do sorriso, o alinhamento e nivelamento dos dentes é bem avaliado na ortodontia quando utilizado desse sistema.
O projeto realizado fica armazenado no sistema, o que possibilita a reprodução do projeto provisório na restauração final ou eventuais necessidades de uma nova elaboração.
Vantagens de utilizar o escaneamento digital
Os modelos digitais trouxeram maior precisão e velocidade na realização tanto do planejamento quanto do diagnóstico. Além de ter uma maior facilidade em armazenamento, possibilita a diminuição do risco de fraturas e também, é possível compartilhar as informações entre profissionais por meio de recursos digitais.
O modelo digital traz diversas mudanças quando comparado com o modelo de gesso. Já que o de gesso apresenta dificuldade de armazenamento, locomoção, de trocas de informações entre profissionais, chances de quebras, etc.
Este procedimento digital reduz os retornos e chances de retratamento. Logo, amplia a eficiência do tratamento, com a facilidade de corrigir digitalizações em tempo real e ainda, manipular de maneira rápida e fácil os modelos e suas medições, ajuda a reduzir as chances de erros. Dessa forma, na área da odontologia é permitido fabricar com maior precisão os alinhadores invisíveis, contenções, bráquetes personalizados, entre outras coisas.
Além disso, com este aparelho nós podemos oferecer aos nossos pacientes mais conforto, praticidade, agilidade, rapidez, além de menos consultas.
Por que optar por uma clínica que realiza a moldagem digital?
A moldagem digital é uma ótima opção, e o que mais agrada os pacientes é o conforto que ela oferece. O material utilizado nos moldes convencionais – a famosa massinha, provoca um certo desconforto no momento do procedimento, causando até engasgo. Logo, com essa tecnologia, as imagens são capturadas digitalmente, sem que haja outro processo. Sem contar que a moldagem digital oferece uma menor taxa de erros, um tratamento finalizado em menos tempo e com mais precisão, e imagens com uma qualidade melhor em relação ao procedimento convencional.
Aproveite para agendar sua avaliação conosco, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!
Leia também: Saiba a importância de contar com um especialista em implante dentário