19 jun Quais os problemas que a falta de um dente pode causar?
Perdeu um dente e achou que seria apenas um problema estético? Ainda que os dentes sejam os responsáveis por um sorriso perfeito, a falta de um deles pode ocasionar problemas funcionais. Isto é, além de comprometer a saúde bucal, pode também prejudicar a qualidade de vida no dia-a-dia: como falar e se alimentar.
- Movimentação dos dentes próximos ao dente perdido: esses dentes podem migrar para o espaço que falta na boca, inclinando ou ocasionando uma extrusão dentária com os outros dentes, ocasionando uma desorganização na arcada dentária.
- Gengiva machucada: com a falta de um dente, a gengiva fica exposta, ficando frágil durante a escovação ou até no momento em que for mastigar algum alimento.
- Perda óssea: a gengiva sendo afetada na falta de um dente, a estrutura óssea da boca acaba ficando sem sustentação. Desse modo o osso acaba tendo um desgaste com o passar do tempo, ocasionando uma diminuição do osso na região em que está exposta.
Quais tratamentos são indicados para a perda de dente?
Atualmente existem muitos tratamentos para a perda de dentes. Uma das soluções mais modernas no momento é a fixação de próteses dentárias definitivas sobre implantes dentários.
Os implantes dentários são mecanismos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, dessa forma contribui para uma melhor aparência física e função mastigatória do paciente. Os implantes, são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.
Cumpre destacar que, para quem não possui estrutura óssea suficiente para a fixação dos implantes, muitas vezes é necessário um procedimento de Enxertia, técnica atualmente muito simples devido a diversidade de biomateriais, facilitando o aumento de espessura óssea da região.
Um dos benefícios mais essenciais do uso da prótese sobre implantes, além da estética, facilidade de higienização, durabilidade e elevação da auto-estima, é a melhora na mastigação, tendo em vista que ela permanece fixa na arcada dentária durante a alimentação ou fala.
Esta segurança promove um resultado mais natural e confortável do que pontes ou dentaduras convencionais, proporcionando assim uma melhora na qualidade de vida.
Por que as pessoas devem se preocupar com a falta de um dente, mesmo daquele que não atrapalha diretamente na estética?
Quando a falta de um dente é na frente, a pessoa tende a procurar um dentista rapidamente. Mas, quando a perda é na região posterior, por não aparecer e não interferir muito na estética, muitas pessoas adiam a colocação das próteses.
Mas essa perda representa problemas maiores: pode alterar a mordida com a movimentação dentária, gerar dificuldades para a pessoa se alimentar e falar, podendo, em alguns casos, prejudicar até a nutrição. A pessoa começa a escolher alimentos mais fáceis porque está difícil de mastigar por falta daquele dente posterior.
Após um tempo, isso pode afetar, inclusive, a auto-estima, pois os dentes começarão a se movimentar, criando espaços entre eles, gerando problemas na funcionalidade e comprometendo a estética. Por isso, se você tem ou teve uma perda dentária precoce, é muito importante agendar uma avaliação o quanto antes para verificar o melhor diagnóstico clínico para sua reabilitação .
Aproveite para agendar sua avaliação conosco, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!