22 maio Qual a diferença entre a toxina botulínica e o ácido hialurônico?
Existem diversos tratamentos que servem para diminuir os sinais de envelhecimento no rosto, os mais conhecidos pelos pacientes são: o preenchimento com toxina botulínica e com ácido hialurônico. Apesar de os dois possuírem objetivos muito parecidos, como amenizar as linhas de expressão do rosto, prevenir sinais mais profundos e também combater a flacidez da pele, esses procedimentos são bem diferentes um do outro.
Sobre a Toxina Botulínica
Conhecida como Botox, a toxina botulínica é uma neurotoxina que atua como um obstáculo entre os estímulos dos neurônios e os músculos da face, contribuindo com uma paralisia dos músculos. Ou seja, promove o relaxamento dos músculos deixando o rosto do paciente com um aspecto leve e suave. O efeito do procedimento dura em torno de 3 a 6 meses, depois desse tempo o músculo volta a trabalhar normalmente.
Além dos benefícios de estética, a toxina pode ser utilizada em procedimentos odontológicos, auxiliando no tratamento do sorriso gengival, bruxismo e no das disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular).
Sobre o Ácido Hialurônico
O ácido é uma substância natural, produzida pelo organismo humano. Ao ser injetado na pele, ajuda a sustentar, harmonizar e dar volume para a face da pessoa. Tratamentos com o ácido hialurônico são recomendados para devolver a aparência jovem e saudável da pele, pois ele tem como características preencher espaços vazios, estimular o colágeno e atrair água para o local, isso pelo fato de que com o tempo, o organismo vai reduzindo a produção do ácido, perdendo a firmeza e o volume natural do rosto. O ácido hialurônico dura de um ano e meio a dois anos.
Qual a diferença entre os dois?
A grande diferença da toxina botulínica para o ácido hialurônico, é que a toxina é injetada no músculo e o ácido é injetado na pele.
Quais são as semelhanças?
Não possuem anestesia
As duas aplicações não doem e o paciente pode voltar a realizar suas atividades normais em seguida. Em muitos casos o especialista aplica uma pomada anestésica antes do procedimento para o cliente não ficar tão desconfortável.
São reversíveis
Os dois são reversíveis, ou seja, não duram para sempre, pois o organismo os absorve.
A aplicação é injetável
Ambos procedimentos são injetáveis, com pequenas seringas.
Os dois são preventivos
Além de trabalharem suavizando as marcas que já estão no rosto, também atuam prevenindo possíveis sinais de idade. A toxina botulínica faz com que os músculos fiquem relaxados, evitando o surgimento de rugas e marcas profundas. Já o ácido hialurônico deixa a pele uniforme e firme, pois como já visto, atrai moléculas de água e colágeno para o rosto.
Como escolher entre a toxina botulínica e o ácido hialurônico?
A escolha é feita de acordo com a área a ser tratada e com o que o paciente quer melhorar. Mas tanto a aplicação da toxina botulínica, quanto a do ácido hialurônico, requer um maior conhecimento e também discernimento, tanto por parte do Cirurgião Dentista, quanto do paciente, para garantir o resultado mais natural possível.
Aproveite para agendar uma avaliação conosco, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!